Sobre

Juntar estes muitos passados de Vitória da Conquista numa linha do tempo é o desafio proposto. As imagens, organizadas em categorias por tempo e lugar, foram pesquisadas na internet ou enviadas para a página Fotos antigas de Conquista, no facebook.

O problema recorrente é a ausência do crédito do fotógrafo ou da data, comum nas fotos publicadas na internet.

Quando a foto tem data, esta informação vai no post.

A data registrada no calendário do blog é uma suposição a partir de indícios ou informações indiretas e tem como objetivo encaixar a imagem na linha do tempo.

Importante lembrar que a fotografia é  uma visão particular, uma forma de ver o mundo de quem aciona o botão. Uma forma de ver o mundo de uma época.

A máquina fotográfica até há pouco era inacessível para muitos. Isso exclui da história contada por fotos uma parcela considerável da sociedade. Exclui a maioria.

O pobre, o trabalhador, suas habitações, entram nestes registros por acidente.

Na foto da construção do Lomantão, o estádio de Conquista, por exemplo, o fotógrafo mirou os responsáveis pela obra, numa vistoria. “Sem querer” flagrou uma criança negra no trabalho braçal. Uma criança negra no trabalho braçal talvez chame a atença de alguns hoje, mas naquela época era parte invisível de um cenário, pela normalidade.

No pouso do primeiro avião em conquista a aeronave é focada diante da contemplação dos moradores e a imagem revela um jovem mal vestido e fascinado, no meio de jovens bem vestidos e com o cabelo engomado.

Na foto da Igreja em dia de Carnaval, ao lado dos garotos bem vestidos, uma criança penetra maltrapilha se perfilou e está lá junto com as outras.

As fotos públicas, de ruas e praças, são melhores contempladas neste tipo de registro mais amplo, que vai além dos carros e casarões dos comerciantes e proprietários rurais. A feira livre é o melhor exemplo.

Embora incompleto e parcial o registro fotográfico é o melhor bilhete para uma viagem ao passado. Vamos juntos.

Novas informações  e correções são muito bem-vindas.

Marcus Gusmão (Facebook)
gusmaomarcus@gmail.com

One thought on “Sobre

  1. Pingback: Mapa | Fotos de Vitória da Conquista - 1910s/1980s

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s