Procissão

942827_396473670469121_1069742330_n - Cópia
Procissão de Nossa Senhora das Vitórias.
15 de agosto de 1980.

Foto enviada por Antônio Teixeira

A primeira missa em louvor a Nossa Senhora das Vitória, em Conquista,  foi realizada em 1809, segundo Mozart Tanajura:

“A primeira missa em louvor à padroeira foi celebrada no dia 15 de agosto de 1809, por um padre vindo da atual cidade do Rio Pardo, Minas Gerais. Na mesma data, foi entronada no altar principal a imagem de Nossa Senhora da Vitória e levantado um cruzeiro de madeira em frente à capela, no qual foram expostas a data e as insígnias de Jesus Cristo[6]”.

99 anos depois, em 1908,  a festa da padroeira , que era realizada em 8 de dezembro,  é transferida para 15 de agosto, a pedido do Arcebispo:

“Por conselho e mesmo determinação do Exmo Sr. Arcebispo foi transferida desde a visita pastoral a festa de Nossa Senhora da Victoria do dia 8 de Dezembro para o dia 15 de Agosto por ser esta dacta mais própria para a dita festa e também por ser mais conveniente este tempo para a mesma, visto como em Dezembro a estação chuvosa muito prejudicava o (concurso?) do povo. Por esse motivo effectuou-se ja no corrente anno a 15 de agosto a festa de Nossa Senhora da Victoria”(…).Conquista, 15 de dezembro de 1908. Vigario Manuel Olympio Pereira[12].”

Neste mesmo artigo do Pe José Mozart,  é explicada também a mudança da denominação de Nossa Senhora da Vitória para Nossa Senhora das Vitórias.

Veja aqui: http://josemozart.zip.net/historia/index.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s